segunda-feira, 11 de maio de 2009

Playtest do Monge e uma Surpresinha

Hoje, dia 11/05/2009 finalmente saiu o Playtest do Monge para o D&D 4ª Edição, esta classe tão amada por uns e tão odiada por outros será publicada em definitivo no próximo ano com o lançamento do Player´s Handbook 3 (sim isso mesmo, 3, não tenho certeza, mas parece que irão haver 5 Player´s Handbook) e com isso, teremos todas as classes clássicas do D&D 3ª Edição de cara nova nesta nova edição do jogo. E logo de cara já temos uma supresa:

Power Sourcer: Psionic.

Opa pêra lá!!!, Psionic!!!??? Psionic!!!??? Whata Hell!!!???

Então que dizer que os famosos monges dos filmes wushua (é assim o nome???) são agora psíquicos??? Isso fica ainda mais estranho pois os que acompanham o desenvolvimento da 4ª Edição sabe que está prevista o Power Source Ki.

Um resumo para aqueles que não sabem. Os poderes e manobras de cada classe no D&D 4ª Edição possuem cada uma, uma fonte de poder, que é onde explica do por que a classe consegue realizar aqueles poderes estranhos e mirabolantes. O Player´s Handbook 1 Apresentou as primeiras 3 fontes de poder: Marcial (guerreiro, ladino...), Divino (clérigo, paladino...) e Arcano (mago...). O Player´s Handbook 2 apresentou a 4ª fonte de poder, o Primitivo (Druida, Bárbaro...). A Wizards anunciou que ainda teremos outras fontes de poder (para as futuras novas classes), que são Psionic, Ki, Elemental e Shadow.
Todos sabemos que obviamente a fonte de poder Psionic viria para as classes psíquica (dã), chutamos que a fonte de poder Ki viria para as classes orientais (monge, samurai, ninja, etc), e as fontes Elemental e Shadow não fazíamos idéias, mas demos uns chutes por aí.

Bom, o monge chegou e para a nossa surpresa sua fonte de poder é Psíquica em vê de ki. Mas parece que essa surpresa tem uma explicação, esclarecida pelo usuário Sandro da comunidade D&D 4ª Edição no Orkut. Copiando e Colando seu comentário:

Monk Psionic foi uma surpresa pra mim, mas pelo que estou lendo no fórum da enworld, no artigo de design desse mês (alguém já conseguiu pegar?) eles disseram que o ki power source é "inatingível" e as classes que iam pra ele vão ser absorvidas em outras power sources (ou até os poderes delas vão ser canibalizados para outras classes). Então podemos esperar Assassinos com elementos de Ninjas, Elementalistas com elementos de Wu Jen e Shugenja, e assim por diante.

Pedindo por mais explicações ele respondeu:

Bom, no fórum da enworld eu achei esse "resumo" da questão: Long story shorter... They came up with the "full discipline" idea and realized it wouldn't work as a mechanic for all classes that would have been under the ki source. Also, having all "asian" classes use the ki source would have been as silly as having all western classes use a single power source. Ki was dwindling to only a couple of classes, so they decided to put those classes into other power sources. Tradução: Fazendo curta uma história longa... Eles tiveram a idéa da "disciplina total" e perceberam que não iria funcionar como uma mecanica para todas as classes que eles teriam sob a fonte ki. Também, tendo todas as classes "asiáticas" usando a fonte ki iria ser tão idiota quanto ter todas as classes ocidentais usando uma única fonte de poder. Ki estava minguando para apenas umas poucas classes, então eles decidiram colocar estas classes em outras fontes de poder. Se alguém conseguir o artigo de design, lá deve ter a explicação mais detalhada...

Bom, enfim é isso... Mas e o monge??? Bom, eu particularmente gostei dela, APARENTEMENTE equilibrada, seus poderes são baseadas em tradições monastéricas, e nesse playtest é apresentado apenas uma dessas tradições, a Centered Breath.

Enfim, aqui está o link do Playtest:

Monge (Playtest): http://www.4shared.com/file/104631496/213cd848/4E_-_Playtest_-_Monk.html

Divirtam-se os que gostam do monge e arranquem os cabelos aqueles que não gostam. E que venham as classes psíquicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário