sexta-feira, 22 de maio de 2009

Diário do Primeiro D&D Game Day


Olá pessoal, hoje, sexta feira, dia 22/05/2009 é o último dia antes do segundo Dia Mundial de D&D, o primeiro desses dias mundiais (serão 3 neste ano) aconteceu no dia 22 de maio, que comemorou o lançamento o Player´s Hadbook 2 do D&D 4ª Edição.

Neste dia, eu participei do evento que aconteceu aqui em Fortaleza, fui mais como espectador do que para jogar e mestrar, ainda não conhecia o D&D 4 e fui no intuito de conhecê-lo. Quando cheguei em casa, escrevi uma espécie de diário sobre esse dia e o postei na comunidade Dungeons & Dragons Brasil, no Orkut. Escrevi como foi esse dia para mim e o que aconteceu no evento. Então, já que amanhã será o segundo Dia Mundial de D&D, vejam como foi o meu dia no Primeiro Dia Mundial de D&D:

“Olá pessoal, para aqueles que não sabem, hoje aconteceu o D&D Game Day, um evento mundial que acontece em vária cidades do mundo onde milhares de pessoas se reúnem para jogar D&D, o evento em especial, era também para celebrar o lançamento do Livro do Jogador 2 do D&D 4. Geralmente, a Wizards, empresa dona do D&D, libera uma aventura oficial para os diversos mestres afiliados narrarem no evento.

A aventura era bem simples, bem one-shot, utilizando as regras da 4a Edição. Nela em grupo de aventureiros de 11º nível, deviam investigar o desaparecimento de diversas pessoas de uma vila.

Pois bem. Aqui em Fortaleza (CE) o evento foi bem legal, foi simples mas foi legal, fui só para observar mesmo mecânica do novo D&D (ainda não joguei). Apesar de achar que os combates do D&D 4 estão mais dinâmicos que na 3.5, eles ainda eram bastante longos, porém isso é explicado devido ao fato que os jogadores ainda estão se acostumando com as regras e com personagens prontos que foram distribuídos.

O evento aqui começou por volta das 9 da manhã, meu plano era chegar lá nesse horário, mas outros compromissos na agenda me fizeram passar pra tarde. Por fim cheguei lá às 2, o local era a Biblioteca Pública aqui de Fortaleza, vizinha ao centro de cultura Dragão do Mar. Estava tendo de 4 a 6 mesas de jogo e pasmen!!! tinha até uma mesa de Lobisomen e de Muchkin.

Como só fui para observar, passei de mesa em mesa para escolher uma, vi uma na qual parecia ser do mestre mais carismático do evento, ele narrava em pé e era engraçado nas descrições, sabia narrar para desconhecidos, e mais importante, sabia ser mestre (detalhe, curiosamente, todos os jogadores da mesa estavam vestindo rosa). Cheguei no momento do penúltimo encontro, o combate estava rolando solto, os personagens desesperados para matar um minotauro lá e um homem lagarto bruto, porem o combate era constituído de mais criaturas. O combate foi bem emocionante, eles levaram bastante tempo nesse combate.

Vencido o penútimo combate, os jogadores já pulavam pro último.

O último combate foi bem mais rápido e mais fácil, era constituído de 2 demônios e 2 clérigos malignos pelo oq eu entendi. O paladino doido sai em disparada contra as criaturas, caindo em duas armadilhas numa ponte (na qual o mestre as modificou pois as achou idiota) e ficou lá a mercê dos monstros. Os jogadores (e o Mestre) já estavam muito cansados, e assim o clima foi meio "mah, mata logo esse monstro eu quero almoçar", hehehe. No fim, os personagens sobreviveram e libertaram os reféns.

Fiquei lá ainda, acabou a primeira seção e o Mestre estava se recuperando para recomeçar a narrar para o segundo grupo (aja fôlego). Grupo pronto, cada um com seus personagens, eles começaram. Puder presenciar então o primeiro encontro, além de conhecer melhor a história da aventura (que era bem simples, bem one-shot).

O primeiro combate aconteceu em plena uma vila abandonada (ou simplesmente vazia), o Cascalho ou Carvalho Chorão, era o nome dela parece. Os aventureiros se depararam com uma fada maligna que eu não lembro o nome montado em um urso atroz além de 2 homens lagartos lá de apoio. E rapaz... que combate demorado!!! MUITO demorado, eu saí para dar uma volta e encontrei umas amigas lá fora, conversei um tempão com elas e quando voltei o combate ainda estava rolando.

Havia apenas o homem lagarto sobrando e o urso (com mais da metade dos pontos de vida). O draconato paladino coitado só vi ele acertando 2 únicos ataques durante esse encontro, ele estava com MUITO azar nos dados. Por fim, o combate acabou e a aventura prosseguiu, mas tive que me ir, ficando assim sem saber o resto da aventura na qual me interessei muito. Porém eu conheci o mestre lá e irei conversar com ele via scrap e se possível msn para trocarmos idéias.

Em resumo, o D&D Game Day foi bem legal aqui em Fortaleza, tanto para os mestres, para os jogadores e para os observadores, como eu.

Medonho (escrito em 22/03/2009)

Amanhã eu não participarei não de apenas 1 evento aqui em Fortaleza, mas sim de 2, o evento acontecerá em dois locais diferentes, do Habibs da 13 de maio e na Biblioteca Pública ao lado do Centro Cultural Dragão do Mar. Pretendo ir ao Habibs de manhã e à biblioteca à tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário